terça-feira, 21 de setembro de 2010

Seu bebê adora uma massagem

Bebê é uma delícia. A pele macia, as dobrinhas rechonchudas, os dedos pequeninos, o cheirinho do pescoço. Você sabe disso e não perde a chance de afofar o filhote. Pois saiba que essas carícias podem ser ainda mais profundas e trazer conseqüências sensacionais para a qualidade de vida do baby.

Massagens e toques aprofundam os laços afetivos entre pais e filhos, passam segurança e proteção ao pequeno, afastam doenças, melhoram o sono e a disposição, ajudam o bebê a ganhar peso, aliviam cólicas... E você nem precisa ser profissional para oferecer esses benefícios a seu filho. Basta uma coisa que as mães têm de sobra: amor.Técnica é bom.
Não ter técnica também Quando se fala em tocar e massagear o bebê, logo vem à cabeça a milenar técnica da shantala, famosa massagem de origem indiana que ameinza cólicas e rende um sono bem calminho.

Já a técnica do toque da borboleta é uma versão mais suave, que pode ser aplicada pelos pais mesmo em recém-nascidos. Há ainda massagens de gente grande que podem ser adaptadas para crianças, como as orientais tuiná, do-in, shiatsu e thai. Todas trazem benefícios parecidos e podem ser aprendidas em cursos e livros ou feitas por massagistas profissionais.

Mas se você acha instruções como mova o polegar direito duas vezes em círculos anti-horários no lado superior da sobrancelha esquerda do bebê difíceis de cumprir no dia-a-dia, tudo bem. Às vezes a mãe fica tão preocupada em seguir à risca o ritual que se esquece de que o mais importante é estimular o vínculo com o bebê , diz Zaira Custódio, psicóloga da maternidade da Universidade Federal de Santa Catarina e especialista no toque. A partir da relação que tem com o bebê desde a gravidez, a mãe já sabe instintivamente como tocar seu filho , fala Zaira.

Um ritual sem frescuras
Não é preciso lugar especial ou hora marcada para usufruir dos poderes de acariciar o bebê. Você, mais do que ninguém, conhece bem as características e os sinais de seu filhote e saberá qual o momento ideal para esta troca de amor e carinho. Uma boa idéia pode ser o momento antes do banho, já que a água completa o relaxamento.
Mas quando estiver fazendo ele dormir, trocando as fraldas ou amamentando, você também pode aproveitar para proporcionar ao baby uma massagem suave. Para que a troca de energias seja maior, deixe suas mãos livres e limpas e o bebê sem roupa.

Usar um óleo 100% vegetal, vendido em farmácias e lojas de cosméticos, ajuda os movimentos de deslizar as mãos. Já que o bebê vai estar peladinho, melhor ficar em um quarto fechado e aquecido, sobre uma cama ou colchonete confortável, em uma altura e posição que não canse você.

Esse momento não tem tempo certo para durar: mesmo que a princípio o bebê fique agitado, achando que é brincadeira, insista mais um pouco até que ele relaxe e faça os carinhos enquanto ele estiver curtindo podem ser cinco minutos ou uma hora. Aproveite para explorar o corpinho dele dos pés à cabeça com movimentos circulares e suaves, ou de qualquer outra maneira que seus instintos sugiram.

Música tranqüila e luz suave completam o clima de relaxamento. Zaira explica que quando a mãe massageia seu bebê, cria um espaço de encontro e de descoberta, fortalecendo a relação. A longo prazo, esses momentos dedicados ao carinho possibilitam que a criança seja mais receptiva e afetuosa, e tenha uma maior capacidade de amar. Se você puder proporcionar isso a seu filho todos os dias, do mesmo modo como o alimenta e troca fraldas, tanto melhor.

Contato pele a peleO toque humano é um alimento fundamental para o desenvolvimento físico e emocional do bebê, especialmente se é feito pelos pais sim, o toque masculino é superimportante para o pequeno! Com isso, você adquire mais segurança e habilidade no seu papel de mãe ou pai.

A primeira massagem que o bebê recebe é quando ainda está dentro da barriga da mamãe. Durante os nove meses de vida intra-uterina, o bebê permanece contido pelas paredes do útero de sua mãe, o que lhe dá uma sensação de segurança, além das contrações que podem ocorrer ao longo da gravidez, principalmente durante o trabalho de parto , afirma Zaira.



Não é à toa que o método canguru é considerado um santo remédio para acelerar o desenvolvimento dos prematuros: na falta do aconchego da barriga, o contato próximo com a mãe faz as vezes de santuário e acelera o desenvolvimento da criança.

Nessa técnica, o bebê é amarrado no colo da mãe, em contato direto com a pele dela, sem a interferência de roupas e tecidos, mais ou menos como os cangurus do mundo animal fazem. Esse tipo de contato se converte num grande toque afetivo, pois a pele é o mais extenso dos órgãos do sentido, de modo que o bebê, nessa posição, encontra-se naturalmente massageado, contido e amado , afirma a psicóloga.

E o melhor: apesar de muito utilizado em hospitais, o canguru pode ser copiado em casa com os mesmos benefícios para o bebê que cumpriu os nove meses de gestação. Basta providenciar um canguru de tecido, à venda em lojas de artigos infantis.

Outra idéia simples é deitar na cama e deixar o bebê deitado sobre o seu peito e barriga. Além do contato, ouvir o coração da mãe um som bem conhecido pelos pequenos é uma ótima maneira de fazê-lo sentir-se seguro e amado.

Até agora, qual a sua maior dificuldade nos cuidados com
seu bebê? Por quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário